segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Caça ao tesouro.


"(...) e a primeira parcela é só para o ano que vem."

Basta ligar a TV ou mesmo sair de casa para afirmarmos : é, estamos chegando ao fim de mais um ano novamente, mas já ? Já podemos ver promoções de panettones, piscas-pisca nos telhados das casas e  na copa das árvores.

O anúncio inspirador de final e um novo começo, então, está por todos os lados.
Se essa sensação anual de final de ano, parece chegar cada vez mais rapidamente, o que estamos fazendo com esse tempo, que parece acelerar o ritmo de seu tic-tac?

Afinal, o ciclo é sempre o mesmo, a Terra completa sua volta em torno do Sol em 365 dias e 6 horas, salvo anos bissextos.

Na infância, normalmente, a falta de tempo não é uma grande preocupação, pois sempre deve sobrar um tempo para se fazer um desenho, brincar ou mesmo observar o movimento das nuvens no céu. Mas, ao chegarmos na fase adulta e participarmos da lógica capitalista e comercial, preenchemos cada período do dia com algum afazer que prometa nos levar ao sucesso profissional, pessoal ou ainda ambos.

Quando nos damos conta, é estabelecida uma rotina que pode nos colocar como  coadjuvantes de nossa própria vida : temos muitos compromissos, não podemos fazer o que queremos e sim o que precisamos para o sustento do alcance de um objetivo. Nem reparamos mais no movimento das nuvens.

A verdade é que o ser humano é um grande caçador de tesouros e, assim que encontra-o, deseja um outro. É a vontade nosso grande motivador e nosso grande mal, como já afirmava o filósofo alemão Shopenhauer, que coloca nesse sentimento o motivo de cada frustração. No entanto, a vontade realmente motiva e é necessária, mas só o equilíbrio sempre satisfaz.

 Porém, o significado do que é um tesouro varia para cada pessoa.

Algo realmente valioso pode ser a sua promoção no emprego, o diploma ou até mesmo a aquisição de algum "sonho de consumo". E sim,posso afirmar que essas são conquistas importantes. Mas, e enquanto esse dia em que o sonho é realizado não chega, a felicidade será projetada no futuro apenas?

A felicidade precisa ser absoluta e sua essência está em sua própria vida, no poder que o presente abriga no agora, de mudança a qualquer hora, para enxergarmos a valorização deste momento. 
Estamos na caminhada, e se ela não valer a pena, que valor terá a chegada ao pote de ouro? 

É preciso valorizar cada sorriso espontâneo que damos numa conversa na hora do almoço com os amigos,
É preciso valorizar cada abraço,
Cada forma de amor, cada lembrança boa e cada momento feliz.


Só assim, quando a Terra completar sua volta em torno do Sol, tudo terá valido á pena.

Não se esqueça: Há tesouros escondidos em lugares onde ainda podemos não ter procurado.

Feliz Ano Novo (:




2 comentários:

  1. Todo o leitor é digno de ler e construir o seu próprio texto a partir do que o outro escreveu.

    Como autêntico leitor de seus posts Érica, posso afirmar que este escrito levou-me (e levará também ao mais tardar) a refletir acerca do fim de ano que estou levando e que tarda a chegar.

    Posso dizer também sobre o nosso convívio neste ano de 2012. Sofremos bastante com os professores, com as lições e com os trabalhos/provas. Faltaste demais em algumas ocasiões. Ademais, sua presença foi e continua sendo um brilho à minha vida. Não só porque você é você, mas também pelo fato de terdes me surpreendido com toda essa beleza, autenticidade e dom de escrita que Deus vos deu e que me apresentaste conforme decifrava-te.

    "Onde está seu tesouro, aí estará o seu coração" (Bíblia, capítulo e versos desconhecidos). Você é parte deste tesouro que em mim se esconde. Uma pedra preciosa que tardei em encontrar. E graças a Deus encontrei...

    Te valorizarei sempre e te amarei mais ainda como nunca. Escritora e amiga. Não consigo viver sem tua convivência mais.

    Não suma!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu que escrevo bem ? tem certeza??
    Nossa Will, obrigada, obrigada, nem tenho palavras aqui. Mas quero te agradecer também por esta amizade tão RARA, um precioso tesouro, que tive muita sorte em encontrar.Ainda bem que não foste fazer PUCC, rs.

    Dentre todas as dificuldades, você se mostrou essa pessoa tão atenciosa e amorosa que conquista a todos a sua volta e abrilhanta por onde passa com sua pureza;

    Que valorozo és! obrigada novamente, grande escritor W.B ,rs (: te amo meu amigo!

    Não sumirei, só não gosto de acordar cedo, rs.

    ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...